segunda-feira, 9 de novembro de 2009

The last effort of love, 80x60cm - Giovanni Ricciardi

Por Bruno Bontempo



Pintura, óleo sobre tela

Jovem pintor Italiano, nascido em Nápoles, iniciou sua a carreira em 1995. Mudou-se para Milão a convite de Enrico Baj, que infelizmente faleceu poucos anos depois. O presente trabalho faz parte da série BIT, que abarca desde pinturas a óleo até desenhos a lápis e esculturas de poliuretano.

A temática da tela é freqüente na série, ambientes oníricos, paisagens que se desfazem, retratos carcomidos, uma etereidade que muitas vezes incomoda por sua dissipação. Escolhi o trabalho The last effort of love, (O ultimo esforço de amor) pois creio que sintetize ideológica e esteticamente toda a proposta da série.

A desfragmentação, algo que se aproxima da impalpabilidade, é como se a tela pudesse se desvanecer no primeiro golpe de vento. As cores transparentes parecem ar e poeira, a divisão dos azuis de fundo criam a impressão de um horizonte sem fim, amplitude, espaço vazio, uma planície que se une ao céu que nada reserva a ninguém. O espirrado, o borrifo de tinta no canto a esquerda provoca uma ilusão de vapor, algo que se desintegra, contrastando muito com o tratamento dado aos caules verdes, que são visualmente o que há de mais palpável na tela. Esta predominância de cores frias e tons pastéis reforçam a impressão de vazio, ou de uma ausência vindoura, que se daria apos a evaporação das figuras transformadas somente em cores flutuantes.

As figuras centrais escorrem de si mesmas, se desfazem, não existem exatamente, não possuem contorno nem limites nítidos, aos poucos são corroídas e se desfazem no ar. Uma aura de sonho, e, o que considero a principal característica do artista, um incrível trabalho com cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário