
RETRATO DA SR. H..., A. Herbin. 1912.
Óleo sobre tela. 81x65 cm.
Coleção Fundação Telefônica.
Inicialmente Auguste Herbin (1882-1960) pintava influenciado pelo impressionismo e pós-impressionismo. Sua relação com o cubismo se deu gradualmente depois de entrar em contato com os trabalhos de Pablo Picasso, Georges Braque e Juan Gris em 1909 no Bateau-Lavoir; além disso, foi também encorajado a trabalhar o cubismo através sua amizade com o crítico de arte e colecionador alemão Wilhelm Uhde.
Nesse Retrato da Sr H... (Portrait de Madame H.), um óleo sobre tela de 1912, Auguste Herbin retrata sua então companheira, Louise Bailleux, notavelmente influenciado pelo cubismo analítico.
Vemos uma senhora sentada, vista frontalmente, e que parece olhar diretamente para quem observa a imagem. Tem cabelos curtos, parece estar nua da cintura pra cima e a parte debaixo de seu corpo é coberta por um tecido azul. Tem o braço à direita apoiado sobre as pernas e o braço à esquerda está apoiado sobre uma mesa. Ao fundo da tela vemos apenas uma parte do encosto da cadeira em que a senhora está sentada, a parede azul e o piso amarelo.
O espaço é ocupado quase que por completo pela figura da retratada. Outros elementos figurativos na imagem são a mesa sobre a qual apóia o braço esquerdo e a cadeira, visível à direita. Há uma projeção de perspectiva que se demonstra através da mesa e do plano de fundo, onde é possível perceber uma distinção tridimensional entre o chão e a parede. A paleta de cor utilizada é predominada pelo azul, amarelo e marrom. A obra é claramente marcada pela angulação geometrizada conferindo volume às formas.
Essa tela faz parte de uma série de retratos produzidos por Herbin entre 1911 e 1913, usando Bailleux como modelo, sendo essa série composta por seis telas: La Femme au chapeau (1910), Madame H au chapeau (1912), Portrait da Madame H (são duas telas, uma de 1911 e esta segunda de 1912), Femme assise (1912) e Portrait de Mademoiselle A.S (1913).
Em 1919 Herbin decide abandonar o cubismo, por considerar-lo ultrapassado; passa então a dedicar-se ao abstracionismo e posteriormente à associação Abstraction-Création, servindo-se de uma pintura com linguagem plástica geométrica, de formas simples e cores puras, e que buscava um abandono total da figuração e um caráter “monumental” da arte.
Um comentário:
gosto muito das obras deste grande artista (pintor) augoste herbin
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