
Óleo sobre madeira (carvalho), 56 x 45 cm, Inglaterra,Museu de Arte de São Paulo – Masp – Exposição “Olhar e ser visto”
O conde é retratado numa pose a três-quartos, em direção à direita do observador. Representado da cabeça à cintura, seu tronco é coberto por uma capa preta, da qual não se pode precisar o tecido de que é feita devido ao estado de conservação da pintura. Entretanto, levando-se em consideração o status do representado, bem como as vestes de pessoas em pinturas do mesmo autor, pode-se julgar que o tecido seja seda ou veludo, então em voga entre a nobreza européia. Ele segura uma parte da barra (decorada com uma linha fina, talvez de cetim ou seda cinzenta) com a mão direita, na qual pode se ver um anel dourado com um sinal, talvez o brasão da família ou alguma figura de um tema caro ao conde, no dedo indicador. O punho da blusa que ele veste por baixo da capa é de linho bordado com renda preta, como foi moda entre os nobres ingleses até meados do século XVII; o colarinho, que cobre todo o pescoço até o queixo e as orelhas, é do mesmo material. A blusa, assim como a capa, é preta, talvez do mesmo tecido. No trecho visível do peito há uma fita que faz as vezes de corrente; fita também preta mas que, pelo brilho que contrasta com a opacidade das roupas, deve ser de cetim. O pedaço da capa que o conde segura com a mão direita cobre o que deveria estar pendurado na ponta da fita, sendo assim, não sabemos o que é.
O retratado usa um chapéu preto levemente achatado, que cobre a nuca e deixa entrever por baixo da aba frontal a franja lisa de seus cabelos castanho-ruivos, mesma tonalidade de suas sobrancelhas e do cavanhaque ralo que cobre a parte inferior de seu queixo, o qual não é pronunciado, talvez pelo fato da região abaixo do lábio inferior ser um tanto protuberante. Ademais, o formato de seu rosto é suavemente triangular, com os ossos das têmporas mais largos. O conde possui uma penugem ao invés de bigode, talvez por sua pouca idade (ele tinha aproximadamente 25 anos quando a pintura foi feita). Seus olhos são negros, voltados na mesma direção dele (à direita), olhando ao longe e levemente para baixo, numa expressão Seus olhos são negros, voltados na mesma direção do corpo (à direita), olhando ao longe e levemente para baixo, denotando melancolia e recolhimento interior.
O fundo do quadro é azul e se encontra bastante gasto pelo tempo, deixando se entrever uma coloração cinzenta.
À esquerda do conde, sobre o fundo azul e numa linha horizontal imaginária que passa pela orelha dele, está a inscrição HENRY HOWARD; continuando no outro lado, ERLE OF SVRRY; abaixo do nome; ANNO e do outro lado; AETATIS SVAE 25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário