
Madeira policromada e dourada, 57 cm de altura, Brasil - provavelmente São Paulo, Museu de Arte Sacra de São Paulo
Trata-se de uma imagem devocional da Virgem, provavelmente para culto doméstico, dadas as pequenas dimensões da peça. Nossa Senhora é representada frontalmente, de pé, sobre a lua crescente, atributo apocalíptico de sua participação na história da salvação, como a “(...) mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés, e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.” (Bíblia, Apocalipse de São João, 12, 1-2). O crescente possui traços de douração.
A Virgem traja um vestido longo vermelho, ornado de losangos dourados, cuja bainha e gola também são douradas, e calça sapatos vermelhos; sobre o vestido, um manto cujo lado externo é azul escuro, decorado com estrelas douradas, e o interno é verde claro. A bainha é recoberta por uma faixa dourada. O manto cobre todo o vestido, com exceção da região correspondente aos tornozelos e ao colo de Maria.
Ela segura o Menino Jesus, que está nu e apoiado sobre um tecido off-white, mas que provavelmente era branco originalmente. O menino está deitado de barriga para cima, com a cabeça sobre a mão direita de Sua Mãe e os pés sobre a outra, olhando para ela. A Virgem, por sua vez, tem a cabeça de frente para o observador, embora não olhe diretamente para ele; mais parece que está com o pensamento longe, talvez vislumbrando o futuro reservado a Seu filho para que a humanidade seja salva. Ela tem os cabelos castanho-claros, lisos e longos, e repartidos ao meio sobre a cabeça, caindo sobre seu colo e também sobre as costas. O cabelo repartido ao meio simboliza a virgindade de Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário